Conheça Vanderson, participante do Big Brother Brasil 19 Conheça Vanderson, participante do Big Brother Brasil 19

Conheça Vanderson, participante do Big Brother Brasil 19

Vanderson está sendo investigado pela polícia (Reprodução)

Vanderson está sendo investigado pela polícia (Reprodução)

A produção do BBB19 passou o dia anunciando os participantes da edição. O penúltimo divulgado foi Vanderson, um acreano de 35 anos.

Biólogo e coordenador educacional indígena, o participante é muito falador e contou um pouco sobre sua rotina. “Passo 15 dias planejando aulas e 15 dias formando professores de Ciências da Natureza na aldeia. A gente cobre o Acre todo, então tem aldeia que, pela estrada, chego em seis horas, mas tem lugar que é um dia de estrada e dois de barco; e tem três municípios isolados que só de aviãozinho monomotor. Já fui em, aproximadamente, 20 aldeias”.

Vanderson não tem uma vida comum e sua vida é sempre cheia de atividades atípicas. Ele é o único sensei ou mestre de aikido (arte marcial japonesa) no seu estado. Faz doutorado na Universidade Nacional de Rosário, em Buenos Aires, onde vai duas vezes por ano. E também é um apaixonado por… crochê!

“Estou aprendendo crochê. Passo muito tempo na aldeia sem energia elétrica, internet, nada. Para não ficar parado e me distrair, quis aprender a fazer nerdigurumi (bonequinhos de crochê). Virou vício”, conta o participante, que revela também estar pegando o jeito do ukulele (instrumento de cordas de origem havaiana): “Estou pegando a manhã. Na aldeia, eles perguntam: ‘que cavaquinho é esse?’”.

A criação

Criado por quatro mulheres, a mãe, Nilza, e as irmãs, Vanderléia, Vênus e Vanda, o biólogo acredita ter a visão mais aberta para certas coisas. “Minha mãe era comerciante e passava o dia inteiro fora. Então, basicamente, minhas irmãs mais velhas fizeram a construção do que sou hoje. A gente sempre teve uma relação muito próxima, mas muito séria porque eram quatro mulheres criando um homem sozinho. Era diferente para elas, mas funcionou”, explica.

O participante acredita que sua vivência na aldeia e a experiência no aikido podem ajudar muito no dia a dia do BBB19. “Para os índios, tudo é de todo mundo. Eles são muito práticos e sociáveis. E o aikido já me ajudou a vida inteira. A proposta é harmonia e equilíbrio. Você usa a energia do oponente contra ele. Você consegue ter uma visão ampla e observar as pessoas”, diz ele.

A estreia do BBB19 acontece no próximo dia 15 de janeiro.

Top