Especialista avalia possível fraude no Roda a Roda e SBT se manifesta - Portal Overtube Especialista avalia possível fraude no Roda a Roda e SBT se manifesta - Portal Overtube

Especialista avalia possível fraude no Roda a Roda e SBT se manifesta

Rebeca Abravanel com o participante do Roda a Roda (Reprodução/SBT)

Rebeca Abravanel com o participante do Roda a Roda (Reprodução/SBT)

O início desta semana foi marcado por uma polêmica no programa Roda a Roda, do SBT. Ao lado de Rebeca Abravanel, o participante Antônio Mateus foi fazer o sorteio de um cupom para o próximo programa e acabou sorteando a si próprio.

Nas redes sociais, o ocorrido acabou gerando burburinho. Algumas pessoas alegaram que o participante em questão poderia ter cometido fraude. Especialista em Linguagem Corporal, Vitor Santos publicou um vídeo no YouTube em que analisa o vídeo.

Já no início, Vitor afirma que não há uma sincronia emocional com a verbalização. “Quando ele fala ‘o que’, conforme descrito por Ekman no livro ‘Emotions Revealed’, quando a emoção tem uma velocidade de processamento muito mais rápido a tendência é que a gente processe a emoção no cérebro, a fibra muscular gere uma expressão facial e na sequência a gente consegue expressar outros comportamentos, como por exemplo bater em uma mesa ou verbalizar uma situação”.

Na opinião do especialista, Antônio fez exatamente o contrário, verbalizando antes de mostrar uma expressão facial. “A emoção de surpresa é a que tem a duração mais curta, ela é uma emoção sem qualificação, é uma emoção neutra. Logo em sequência, é muito comum em quase 100% das vezes, que uma outra expressão emocional apareça e neste momento a gente não consegue observar isso nele, não”, continuou.

“Conforme a tabela de pesquisas do protocolo scans, quando a gente tem uma fabricação emocional de surpresa, o comportamento vocal que mais ocorre é um ponto de intensidade no aumento do tom vocal, não há registro suficiente de aumento de volume”.

Mais indícios e resposta do SBT

Vitor ainda lembrou que o convidado usava um relógio, objeto que poderia ser usado para esconder algo. “Conseguimos ver uma movimentação incongruente nas mãos dele. Na mão da apresentadora, ela está descendo pra pegar os papéis. As duas mãos estão separadas, paralelas e descendo ao mesmo tempo, abertas, para pegar os papéis”.

“O que podemos ver nele? Uma mão vai muito próxima uma da outra e faz um gesto como se desse a entender que está passando alguma coisa de uma mão para a outra. É interessante observar que as mãos estão juntas, como ele pegaria os papéis?”, questionou.

A expressão facial dele também foi verificada. “Conseguimos observar contrações na região zigomática, deixando o lábio em arco com a barriga pra baixo em forma de um pseudo sorriso, que poderia ser uma micro expressão de felicidade. Se eu não sei quem está ganhando, por que ficaria feliz? Depois há uma micro expressão de medo, bem nítida. É possível ver a tensão muscular na região dos olhos e também na região da testa. Por fim, com as mãos trêmulas, ele vira a parte de cima do bilhete para baixo”.

O site NaTelinha procurou o SBT para que a emissora comentasse o vídeo. “O SBT respeita a interpretação de Vitor Santos porem no momento que aconteceu o sorteio, a direção e produção do programa verificaram as imagens para comprovar a veracidade do acontecido e constatou-se que foi pura coincidência”, afirmou o canal.

Top